Num alerta ao desmatamento e, ao mesmo tempo, comemorando os 510 anos do descobrimento do Brasil, o paisagista Alexandre Furcolin vai retratar as estatísticas do que resta de mata nativa do país por meio de um grande mapa geográfico do Brasil, como uma grande maquete na Praça Terra Brasilis, no maior evento de arquitetura e decoração das Américas.
O projeto promete surpreender os visitantes da Mostra e conscientizar para a grande perda de mata nativa a qual o país vem sofrendo. Para isso, 510 mudas de Pau-Brasil (árvore símbolo da nação, cada uma representando 1 ano de aniversário da história do país) serão divididas e plantadas nos quatro cantos da praça. “Vou dividir o mapa geográfico do Brasil em quatro partes e distribuir as mudas proporcionalmente à porcentagem de mata nativa existente nas regiões do país. Para os visitantes entenderem um pouco mais sobre essa ação, informações através de monitores e orientações técnicas e educativas vão fazer parte do projeto”, conclui Furcolin.
Diferente e surpreendente, o espaço é uma das maiores homenagens da Casa Cor aos 510 anos da história do Brasil.
PROJETO RAÍZES DO BRASIL
Criado há 11 anos por Alexandre Furcolin, Eduardo Furcolin, Newton Erbolatto Júnior e Abel Guimarães, o projeto Raízes do Brasil visa proteger, implementar e divulgar o Pau Brasil (Caesalpinea echinata) como símbolo nacional.
Cerca de 12 mil pessoas já participaram do projeto e receberam doações de mudas de pau-brasil para serem plantadas. O projeto implementou a criação de um bosque de pau-brasil onde já foram plantadas 5.500 mudas em áreas do Instituto Biológico, em Campinas/SP, cujo complemento desse plantio se dará ao atingir o total de 11.000 mudas. . ao atingir o total de se tando a atuaçline, Gui, etc e tal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário