quinta-feira, 20 de maio de 2010

“PRAÇA TERRA BRASILIS” POR ALEXANDRE FURCOLIN

Num alerta ao desmatamento e, ao mesmo tempo, comemorando os 510 anos do descobrimento do Brasil, o paisagista Alexandre Furcolin vai retratar as estatísticas do que resta de mata nativa do país por meio de um grande mapa geográfico do Brasil, como uma grande maquete na Praça Terra Brasilis, no maior evento de arquitetura e decoração das Américas.

O projeto promete surpreender os visitantes da Mostra e conscientizar para a grande perda de mata nativa a qual o país vem sofrendo. Para isso, 510 mudas de Pau-Brasil (árvore símbolo da nação, cada uma representando 1 ano de aniversário da história do país) serão divididas e plantadas nos quatro cantos da praça. “Vou dividir o mapa geográfico do Brasil em quatro partes e distribuir as mudas proporcionalmente à porcentagem de mata nativa existente nas regiões do país. Para os visitantes entenderem um pouco mais sobre essa ação, informações através de monitores e orientações técnicas e educativas vão fazer parte do projeto”, conclui Furcolin.
Diferente e surpreendente, o espaço é uma das maiores homenagens da Casa Cor aos 510 anos da história do Brasil.

PROJETO RAÍZES DO BRASIL
Criado há 11 anos por Alexandre Furcolin, Eduardo Furcolin, Newton Erbolatto Júnior e Abel Guimarães, o projeto Raízes do Brasil visa proteger, implementar e divulgar o Pau Brasil (Caesalpinea echinata) como símbolo nacional.
Cerca de 12 mil pessoas já participaram do projeto e receberam doações de mudas de pau-brasil para serem plantadas. O projeto implementou a criação de um bosque de pau-brasil onde já foram plantadas 5.500 mudas em áreas do Instituto Biológico, em Campinas/SP, cujo complemento desse plantio se dará ao atingir o total de 11.000 mudas. . ao atingir o total de se tando a atuaçline, Gui, etc e tal.

TONS DIFERENCIADOS INOVAM A COLEÇÃO MOSAICO RITMOS DA VIDROTIL






Com tons mais sóbrios, a Vidrotil apresenta novas e inusitadas combinações de cores para a coleção de mosaicos Ritmos. As novas aplicações imprimem um tom de elegância e sofisticação em qualquer ambiente, seja no piso de uma sala ou revestindo a parede de um lavabo.

Os mosaicos criados com a coleção Ritmos são uma ótima alternativa para aqueles que desejam personalizar seus projetos com qualidade e sair do comum e servem como uma opção aos revestimentos uniformes e monocromáticos.

Composta por 13 padrões de desenhos geométricos criados pela Vidrotil, a coleção Ritmos de mosaicos funciona como uma estampa, criando uma infinidade de possibilidades na hora de revestir, pois as combinações entre desenhos e cores são inúmeras.

Sobre o mosaico Vidrotil

O mosaico Vidrotil é feito em fornos aquecidos com temperaturas que se aproximam dos 1.800ºC, o que confere máxima resistência e durabilidade ao vidro. A excelência desse trabalho é que, diferentemente de produtos similares, o Vidrotil pode ser usado como revestimento em diversas superfícies como pisos, paredes, piscinas, bancadas, espelhos d’água, saunas, entre outros.

A qualidade dos mosaicos Vidrotil pode ser conferida mesmo quando expostos às intempéries, pois não risca, não trinca, nem perde o brilho ou a cor. É resistente aos agentes químicos comuns, ao clima e, além de ter porosidade nula, o mosaico Vidrotil não absorve qualquer material e é anti-abrasivo. A variedade de cores e a infinidade das formas que podem ser obtidos com o mosaico Vidrotil, permitem a criação sem limites em qualquer ambiente.

Vidrotil
Av. José Maria Whitaker, 833 – Planalto Paulista
Tel.: 11 5592-5400 - www.vidrotil.com.br

DESTAQUES NA MOSTRA ARTEFACTO 2010




A partir do dia 03 de maio, quem visitar a loja da Artefacto Haddock Lobo, poderá conferir as tendências em design e decoração à mão dos melhores profissionais do Brasil, entre eles a decoradora Christina Hamoui, o paisagista Gilberto Elkis e a arquiteta Patricia Anastassiadis.

A decoradora Christina Hamoui ganha destaque em mais um ano na Mostra Artefacto. Aproveitando o clima intimista que um family room oferece, Christina optou em valorizar os detalhes em amarelo para imprimir o que as pessoas buscam quando se entregam a esse ambiente – momentos de descontração e de novas idéias.
Com um estilo inconfundível, Christina Hamoui criou uma releitura do clássico com muito charme trazendo as tendências do que há de mais moderno na decoração, sempre mantendo as bases em tons neutros como o branco e o cinza.
Por ser um ambiente voltado para curtir com a família um bom filme ou um show daqueles de tirar o fôlego, a iluminação cênica é um dos destaques do projeto que contrapõe as paredes que são revestidas de madeira italiana em tom de cinza em meio aos espelhos que transmitem a sensação de amplitude ao espaço.


O paisagista Gilberto Elkis, responsável pelo jardim da cobertura do espaço, utiliza variedade de espécies em “sala ao ar-livre”

Há mais de uma década presente na Mostra Artefacto, o paisagista Gilberto Elkis explora, esse ano, uma gama variada de espécies e texturas em seu jardim da cobertura. Com plantas diversas como jasmim, manga e pequenas suculentas - planta muito presente no trabalho de Gilberto - o ambiente, acolhe o visitante com suas chaises e mesas ao ar livre.

A sensação de aconchego se dá também pela escolha do azul e do branco nos ladrilhos hidráulicos e nos móveis que compõem o espaço tomado ainda por vasos elípticos ornamentais e folhagens exóticas em verde e tons avermelhados.

A nova leitura do local pela Elkis Paisagismo inclui ainda vegetação e materiais, sobretudo os tijolos, a madeira, a cerâmica e os ladrilhos, que convivem harmoniosamente em um dos espaços mais charmosos da mostra.

Já a arquiteta Patricia Anastassiadis preparou para a Mostra Artefacto Haddock Lobo 2010 a Suíte 818 onde a elegância, o conforto e elementos contemporâneos convivem em harmonia com o charme retro dos anos 40 e 50.

Quem visitar a 19° Mostra Artefacto poderá conferir na suíte dividida em 3 ambiente – varanda, hall e estar mais quarto, peças que receberam o toque especial da arquiteta exclusivamente para o ambiente. Um exemplo são as chaises long Nouvel que ganharam capa preta e detalhes na cor cru na almofada e nos pés. Além disso, o sofá e a poltrona da Linha L’aviv também passaram por uma intervenção da arquiteta, que sugeriu bordas pretas nas almofadas e no assento uma almofada única com aplicação de vivo preto no tecido. O puff Lui ganhou botonês pretos, tecido cru e vivo preto. Os abajures também foram modificados para acompanhar a decoração.


AMBIENTES

2ºandar

Christina Hamoui
Family Room

Patricia Anastassiadis
Suite 818

Gilberto Elkis
Terraço

CASA COR 2010 - ROTEIRO MARIANA AMARAL COMUNICAÇÃO

ROTEIRO MARIANA AMARAL COMUNICAÇÃO
NA CASA COR 2010



Entre os dias 25 de maio e 13 de julho acontece a Casa Cor São Paulo, maior mostra de decoração e arquitetura do país.

Logo na entrada a “Praça Terra Brasilis”, projetada por Alexandre Furcolin, recebe os visitantes com um projeto paisagístico que faz um alerta ao desmatamento.

Em seguida, o “D’Spa”, projetado pela Patricia Anastassiadis, mostra todo o talento da arquiteta em criar ambientes luxuosos e aconchegantes. Com um projeto diferente de tudo o que já foi visto para o tradicional espaço da Deca, a arquiteta promete surpreender o público com o conceito de“Spatissêrie” trazido da Europa.
Homenagens também fazem parte da Casa Cor. É o caso chef Claude Troisgros homenageado pela arquiteta Cynthia Pimentel Duarte em seu espaço – Cozinha do Claude Troisgros que possui objetos que contam um pouco da história do chef.
Além dela, a designer de interiores Cristina Barbara em seu ambiente - O Quarto da Jovem Vaidosa, presta uma homenagem à estilista Glória Coelho.

AMBIENTES

Casa Cor

Alexandre Furcolin

· Praça Terra Brasilis



Num alerta ao desmatamento e, ao mesmo tempo, comemorando os 510 anos do descobrimento do Brasil, o paisagista Alexandre Furcolin vai retratar as estatísticas do que resta de mata nativa do país por meio de um grande mapa geográfico do Brasil, como uma grande maquete na Praça Terra Brasilis, no maior evento de arquitetura e decoração das Américas. O projeto promete surpreender os visitantes da Mostra e conscientizar para a grande perda de mata nativa a qual o país vem sofrendo. Para isso, 510 mudas de Pau-Brasil (árvore símbolo) serão divididas e plantadas nos quatro cantos da praça. “Vou dividir o mapa geográfico do Brasil em quatro partes e distribuir as mudas proporcionalmente à porcentagem de mata nativa existente nas regiões do país. Para os visitantes entenderem um pouco mais sobre essa ação, informações através de monitores e orientações técnicas e educativas vão fazer parte do projeto”, conclui Furcolin.

Patricia Anastassiadis

· D’Spa


Patricia Anastassiadis assina para essa edição da Casa Cor o D’Spa, um projeto diferente de tudo que já foi visto para o tradicional Spa da Deca. A arquiteta usou toda a sua expertise em projetar ambientes para hotéis 5 estrelas e reuniu em um único lugar o conceito de Spa de luxo com um toque retrô e uma atmosfera de pâtisserie e champanheria.
Quem visitar a mostra poderá ver os metais da Deca em diferentes ambientações e também apresentados em situações curiosas como é o caso das cubas que a arquiteta transformou em baldes para champanhes na champanheria e escalda pés no espaço de tratamento. Além disso, Patricia Anastassiadis apresenta nos banheiros e na sala de tratamento um pouco do trabalho de conceito de peças que desenvolve em parceria com empresas como Ornare e o Empório Beraldin, respectivamente.

Cynthia Pimentel Duarte
· Cozinha do Claude Troisgros




O projeto da arquiteta Cynthia Pimentel Duarte é uma homenagem ao chef e seus 30 anos de Brasil. Para contar a história de toda a carreira de Claude Troisgros, Cynthia selecionou raridades para compor o espaço como fotos de família e viagens ao lado de grandes nomes desde Alain Ducasse, Paul Bocuse, Julia Child até as gerações atuais como Andoni Aduriz, Ferran Adriá e Jamie Oliver. “Queria que a cozinha mostrasse parte de sua trajetória. Para isso, vamos expor no espaço fotos de amigos, família e de outros chefs, pessoas da sua equipe, alguns dos muitos prêmios recebidos, os livros publicados, além de alguns objetos pessoais como o seu jaleco de chef”, conta a arquiteta.
Estarão no espaço na Casa Cor, algumas panelas de ferro de uso pessoal dele, seus dois livros de receitas, cardápios, prêmios e uma reprodução da crítica que foi publicada no NY Times redigida pela jornalista Ruth Reichl que lhe rendeu três estrelas para seu restaurante CT em NY. “Quero trazer um pouco do charme franco-carioca do Claude para São Paulo”, declara Cynthia.

Cristina Barbara

· Quarto da Jovem Vaidosa



Uma das atrações que prometem para a Casa Cor desse ano é o “Quarto da Jovem Vaidosa”. Ambiente da designer de interiores Cristina Barbara que fez uma releitura do estilo vintage e uniu ícones de arte, moda, e design para criar um espaço que contrapõe o sofisticado e o underground.
Destaque para a mini galeria de arte que a designer criou com assessoria de Célia Useche. Em seu ambiente estão reunidas obras diversificadas de artistas plásticos e fotógrafos conceituados no cenário nacional e internacional, como João Migotto, Caíto Maia, Dedé Fedrizzi, Lúcio Carvalho, Nina Moraes e Marcos Pacheco.
Cristina também está fazendo uma homenagem à estilista Glória Coelho, que cedeu um de seus vestidos futuristas e glamurosos para vestir a manequim do espaço.

FORNECEDORES

MEKAL

Fernanda Marques – Casa Sustentável
Karina Afonso – Suíte da Ana Maria Braga
José Roberto Moreira do Valle – Bar do Prado
Débora Aguiar – Casa do Mirante
Marília Veiga – Loft do Cineasta Consagrado
Selma de Sá Moreira – Cozinha Brastemp
Vânia Scalamandré – Terraço do Chá
Guto Requena, Maurício Arruda e Tatiana Sakurai - Cozinha Funcional e o Lounge

PALIMANAN

· Patricia Anastassiadis – D’Spa
· Simone Goltcher – Loft do Jogador de Pólo
· Luci Rosset - Espaço Castor
· Maithiá Guedes - Temakeria
· Cris Paola e Dani Barella - Café Pizza Brasil
· Selma de Sá Moreira - Cozinha Brastemp
· Elisa Gontijo, Mariana Bottini e Gleice Santiago - Suíte da Menina (Casa Kids)
· José Roberto Moreira do Valle – Bar do Prado
· Cida Portes - Banheiro Público
· Ricardo Pessuto - Jardim da Sustentabilidade
· Brunete Fraccaroli - Casa de Boneca
· Leonardo Junqueira - Loft do Jovem Milionário
· Débora Aguiar – Casa do Mirante

FAVO

Selma de Sá Moreira – Cozinha Brastemp

VIKING

· Débora Aguiar – Casa do Mirante
· Fábio Galeazzo - Terraço da Viúva
· Toninho Noronha - Loft do Designer Têxtil

VIDROTIL

· Débora Aguiar – Casa do Mirante
· Zoe Gardini – Lounge de saída - (painel Romero Britto)








TENDÊNCIA OPEN SPACE


TENDÊNCIA OPEN SPACE
POR CHRISTINA HAMOUI

Na hora de planejar uma integração de ambientes é imprescindível fazer uma análise e definir o que atende mais o dia a dia do morador e não simplesmente seguir modismos, ou seja: a “mudança” tem que refletir muito mais a identidade e a necessidade dos donos da casa do que uma possível tendência.

Se quebrar paredes e transformar as áreas úteis pode agregar socialmente pessoas, arquitetônicamente a modificação transmitirá a sensação de amplitude e harmonia.

Vale lembrar que a junção das áreas nos apartamentos e casas precisa ter equilíbrio, utilidade e manter a linguagem entre os ambientes com a ajuda de tecidos, cores, revestimentos, materiais e principalmente do estilo dos móveis que serão usados, sem esquecer de manter a uniformidade no piso e nos detalhes de arquitetura, como gesso e marcenaria.



http://www.christinahamoui.com.br/

Rua Iguatemi, 448 - 5º andar
01451-010 São Paulo SP
Fone: +55 (11) 3071-0001 Fax: +55 (11) 3071-3164